Este ano, foco será em vendas e inteligência artificial, com programação muito prática
O Sebrae-SP e o Sincomercio renovaram a parceria e vão promover neste ano mais uma vez o programa Loja do Futuro em Americana. O intuito é proporcionar melhorias na gestão dos pequenos negócios de varejo, oferecer conteúdo sobre as novas tendências e incentivar a implementação de ferramentas tecnológicas nos pequenos negócios. O foco neste ano vai ser aplicação de inteligência artificial de forma prática para impulsionar vendas.
Em reunião na quarta-feira (7), representantes do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (Sincomercio) e do Sebrae-SP se reuniram para firmar a parceria e definir os detalhes e as novidades do programa. No ano passado, o Loja do Futuro também foi aplicado na cidade.
O programa é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais National Retail Federation (NRF), de Nova York, e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. Com isso, os micro e pequenos empresários do varejo de Americana e cidades da região poderão ter acesso a esses conteúdos.
Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Silmara Regina de Souza, neste ano o intuito foi trazer o programa de uma forma diferente, com um evento único que vai mostrar e explorar de forma prática o uso da inteligência artificial para impulsionar as vendas.

“Tudo que a gente vai trazer este ano no Loja tem a ver com o foco em vender mais. Então separamos todas as áreas de vendas, desde posicionamento, comunicação, produto, até relacionamento com o cliente, e vamos ensinar o participante a usar a inteligência artificial dentro de cada uma dessas áreas. É um formato diferente do que foi no ano passado”, esclareceu.
Ela explicou que o intuito é fazer com que o empreendedor coloque a “mão na massa” e aprenda de fato a aplicar os conhecimentos obtidos, de forma prática, para que ele saia do encontro já podendo utilizar o conteúdo aprendido no seu negócio. A data e as inscrições serão divulgadas em breve.
O presidente do Sincomercio Vitor Fernandes comemorou a parceria e afirmou que o programa vai novamente impulsionar o varejo na região. “O projeto Loja do Futuro não visa apenas promover cada empresa individualmente, mas também fortalecer o setor como um todo, construindo um segmento cada vez mais próspero e atualizado com as tendências da tecnologia aplicadas ao varejo. Espero que todas as empresas possam participar e aproveitar ao máximo os recursos e oportunidades que o programa oferece”, finalizou.