Porque agora Americana ta On

Professora Juliana discute melhorias para o IML de Americana

A vereadora Professora Juliana (PT) reuniu-se na quinta-feira (2) com o diretor do Núcleo de Perícias Médico-Legais, Dr. Vicente Scorza Carrascosa Von Glehn, para discutir sobre os serviços prestados e as demandas por melhorias no Instituto Médico Legal de Americana (IML).

O IML é o órgão responsável por realizar perícias médico-legais em pessoas vivas e falecidas, com o objetivo de produzir provas técnicas para investigações policiais e processos judiciais. Entre suas principais funções estão a realização de necropsias para determinar a causa da morte, exames de corpo de delito em vítimas ou suspeitos de crimes, análises toxicológicas, sexológicas e de sanidade física ou mental. Seus laudos subsidiam a atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e do Judiciário, garantindo a apuração técnica e científica de fatos de interesse legal.

Durante o encontro, Professora Juliana ressaltou a importância da organização para o atendimento da população. “Fui muito bem recebida pelo Dr. Vicente e tivemos uma conversa bastante produtiva. Esses serviços ligados à produção de material técnico-pericial são a principal atividade do Instituto e quanto mais concentrado o trabalho nessas funções, melhor o atendimento prestado. Por essa razão, o Dr. Vicente destacou que seria fundamental a criação, no município, de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em estrutura independente do IML. Após a visita, já iniciarei tratativas junto à secretaria de Saúde e formalizarei esse pedido em uma indicação ao Poder Executivo”, explicou a vereadora.

Ao longo da visita também foi debatida a possibilidade de implantação de uma Sala Lilás, que já foi tema de indicação apresentada pela parlamentar neste ano. De acordo com Juliana, as salas são espaços estruturados para garantir atendimento humanizado, seguro e reservado a mulheres vítimas de violência, restringindo o acesso de pessoas não autorizadas, especialmente do agressor.

“Solicitei que a prefeitura implante Salas Lilás nos equipamentos de saúde e farei o possível, dentro das atribuições como vereadora, para ampliar essas estruturas. Por isso, já iniciei as tratativas para destinar minha emenda impositiva ao orçamento municipal para a construção de uma Sala Lilás no IML. Como o Instituto é órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, será necessária a celebração de convênio entre a prefeitura e o estado, assegurando a legalidade e viabilizando essa medida essencial para que mulheres vítimas de violência se sintam, dentro do IML, o mais acolhidas e seguras possível diante de uma situação tão delicada e triste, que infelizmente atinge milhares de nós”, concluiu Juliana.

* Com informações e foto da assessoria da vereadora