Uma temporada após cair para a Série A3, o Monte Azul está de volta à Série A2 do Campeonato Paulista. O acesso foi sacramentado na manhã deste domingo após vitória por 2 a 1 em cima do Rio Branco, no Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista (SP). Na ida, o Azulão já havia vencido por 1 a 0, em Americana (SP) em jogo polêmico após gol anulado para a equipe americanense em falha de arbitragem e reconhecido pela Federação paulista de Futebol . Nesse domingo os gols foram marcados por Gui Sales e Cirilo. Brown descontou para o Tigre.
Além da vaga na A2 de 2026, o Monte Azul também garantiu vaga na final da Série A3. O adversário será o Sertãozinho. O duelo regional na decisão da competição começa na casa do Touro e o jogo do título será no Otacília Patrício Arroyo, já que o Azulão tem melhor campanha. Dias e horários ainda serão confirmados pela FPF. O Rio Branco agora espera o Conselho Técnico da Copa Paulista para saber se está confirmado ou não na competição.
A primeira etapa foi de equilíbrio em Monte Azul Paulista. O Rio Branco chegou com perigo aos 14 minutos, em cabeceio de Johnny que parou em Zanella. Aos 19, o Monte Azul foi ao ataque e Lucas Black obrigou Douglas Marques a fazer defesaça. Na sequência, Gui Sales se atencipa dentro da área e sofre toque no pé, e árbitro marca pênalti. O artilheiro bate no alto e abre o placar. Enquanto o Rio Branco tentava uma reação, aos 42 minutos, Brown pegou a sobra do escanteio dentro da área e chutou no ângulo para empatar o jogo com um golaço.
Logo no início da segunda etapa, Cirilo foi puxado dentro da área e o árbitro marcou o segundo pênalti para o Monte Azul. Gui Sales bateu alto e a bola tocou no travessão e saiu. O Rio Branco tentava reagir na partida, e chegou com perigo em chutes de Brown e Marcelinhos, aos 12 e 30 minutos, respectivamente. Aos 41, Gui Vieira foi expulso após agredir o adversário. Ainda deu tempo para Cirilo recebe dentro da área e ampliar para o Monte Azul, aos 46. Depois do gol, Cirilo provocou a torcida adversária e promoveu uma briga generalizada, em que ele e Jean Pablo, do Rio Branco, foram expulsos.
Com os acessos de Monte Azul e Sertãozinho, todos os 16 clubes da Série A2 de 2026 estão confirmados.
O acesso foi a primeira conquista da SAF do Monte Azul com o empresário Jota Amâncio na presidência. O “parça” de Neymar assumiu a administração em fevereiro deste ano. Antes, o presidente era o empresário João Celso de Moraes. A SAF do Monte Azul ainda tem, na gestão, Neymar pai e Émerson Sheik. O presidente da associação é Marcelo Cardoso.