A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), realizou nesta sexta-feira (28) uma panfletagem para conscientização dos motoristas sobre os riscos da combinação de álcool e direção, além de dicas para aproveitar o Carnaval com segurança. A ação foi realizada na Avenida Antônio Pinto Duarte e teve apoio da Guarda Municipal de Americana (GAMA).
A atividade faz parte da campanha “Curta o Carnaval, mas não se acabe na avenida”, que começou nesta quinta-feira (27) e vai até a próxima quarta (5). Durante esse período, dois pontos da cidade terão simulações de acidente de trânsito: o cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde, na região do bairro Campo Limpo, e o cruzamento da Avenida Comendador Thomaz Fortunato com a Avenida Alcindo Dell’Agnese, na região da Praia dos Namorados.
O objetivo da campanha é apresentar as opções seguras de transporte e evitar que os foliões dirijam em caso de consumo de bebida alcoólica. As dicas de trânsito estão disponíveis também no site e nas redes sociais da Prefeitura.
“Esse trabalho de conscientização é muito importante para um trânsito mais seguro, principalmente em períodos festivos como o Carnaval. Com essa ação, buscamos reforçar a mensagem de que bebida e direção não combinam e que há várias formas seguras de voltar para casa. Nosso objetivo é evitar acidentes e preservar vidas, incentivando atitudes responsáveis e garantindo que todos possam aproveitar as festas com tranquilidade e segurança”, comentou o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.
O Carnaval em Americana começa neste sábado (1º) e domingo (2) com o CarnaPraia 2025, na Orla da Praia dos Namorados. Já na segunda (3) e terça-feira (4), é a vez do Carnaval Tô Pela Rua – Festival de Cultura Popular de Americana, com concentração na Praça Comendador Müller.
Dicas de opções seguras para voltar para casa no Carnaval:
– Motorista da vez: combine antes quem da galera não vai beber
– Carona: chame um amigo ou familiar para dar aquela forcinha
– Transporte por aplicativo ou táxi: segurança sempre em primeiro lugar