Porque agora Americana ta On

‘Loja do Futuro’ em Americana evidencia ferramentas de IA e mostra como usá-las no processo de venda

Palestra trouxe dicas práticas de usos da inteligência artificial e oportunidade de networking

O uso da inteligência artificial para impulsionar as vendas de pequenos negócios foi tema de uma palestra gratuita em Americana nesta terça-feira (15). O encontro no auditório do Senac reuniu cerca de 30 empresários e fez parte do programa “Loja do Futuro”, parceria do Sebrae-SP, Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (Sincomercio) e Senac.

Os presentes tiveram exemplos práticos de como a tecnologia pode ajudar a desenvolver estratégias mais inteligentes, economizar tempo e fortalecer o desempenho do negócio. O palestrante Kurth Tonn, que é especialista do Sebrae-SP, apresentou exemplos de usos da IA, trouxe insights e dicas de como formatar os prompts para conseguir resultados satisfatórios nas ferramentas.

“A palestra foi mais focada em marketing e vendas, mas eu também abordei gestão do tempo, o quanto o empreendedor pode otimizar na agenda utilizando as ferramentas. Então ele conseguiu fazer aqui, na hora, o cálculo do prolabore, a quantidade de horas que ele perde e quanto ganharia se utilizasse a IA”, exemplifica.

O conteúdo do encontro foi bastante prático, com objetivo de que o participante saísse da palestra e já começasse a aplicar os conhecimentos, afirma Kurth. “Passamos por todas as áreas, todo o processo de venda usando a IA, desde a análise de mercado, o estudo da persona, análise de concorrência, CRM, política comercial e o pós-venda. Nós passamos por todas essas etapas e em cada uma delas tiveram atividades práticas que o empreendedor conseguiu fazer na hora.”

Após a palestra, os empresários presentes participaram de um café na área externa do auditório do Senac, onde puderam trocar experiências e dicas de usos da inteligência artificial, além de conhecer estratégias que funcionam para os demais empreendedores.

Desenvolvimento dos pequenos

Conforme Silmara Regina de Souza, consultora de negócios do Sebrae-SP, a cidade de Americana tem um setor varejista forte e o intuito de levar o programa foi justamente promover o desenvolvimento dos pequenos empreendedores do segmento. Além disso, também trazer a modernização, digitalização e inovação e fazer com que os empresários entendam a IA como ferramenta útil para as estratégias.

“Muitas vezes o empreendedor tem essa dificuldade de ter que fazer tudo sozinho, por não ter uma equipe grande, não ter recurso. Então ele precisa de mais tempo, e aí entra a inteligência artificial como um recurso para trazer mais produtividade, mais agilidade e fazer com que ele tenha mais tempo para o estratégico, e não só para o operacional”, diz.

O presidente do Sincomercio, Vitor Fernandes, afirma que o tema é estratégico para os pequenos negócios. “O comércio está em constante transformação, e iniciativas como essa nos ajudam a acompanhar as mudanças com informação de qualidade e visão de futuro. O papel da entidade é justamente aproximar o conhecimento dos empresários, fomentar o debate e criar pontes entre a tecnologia e a realidade do nosso dia a dia”, completa.

O proprietário do Aniss Casa Ateliê, Wemer Santana, foi até o encontro justamente para buscar conhecimento para auxiliar os processos internos do negócio, especialmente no marketing. Foi a primeira vez que ele participou de um evento sobre inteligência artificial. “Eu já tinha pesquisado na internet, sempre procuro entender como é esse universo, mas eu nunca tinha feito curso ou participado de palestra sobre o assunto”, conta.

“Eu vim buscar possibilidades de ferramentas em que eu possa usar a IA na estratégia de marketing. Principalmente no Instagram, que é o meu forte e onde eu consigo atingir o público que eu trabalho hoje”, completa.