Porque agora Americana ta On

Alunos de escolas de Americana se apresentam neste fim de semana no Fábrica das Artes

Foto: Divulgação

O Ponto de Cultura Fábrica das Artes de Americana recebe, neste sábado (18) e domingo (19), às 18h, duas apresentações teatrais de alunos das Escolas Estaduais Professor Silvino José de Oliveira e Monsenhor Magi. Com entrada gratuita, as peças representam o fechamento do projeto “Conexão Escola”, realizado desde abril com o objetivo de criar grupos de teatro nas unidades e incentivar a formação de atores e profissionais da cadeia produtiva teatral. O Teatro Fábrica das Artes fica localizado na Rua Dr. Cícero Jones, nº 146, na Vila Rehder.

O “Conexão Escola” é uma das frentes do projeto “Os Caminhos do Fábrica”, contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do edital PNAB 06/2024 (Lei Federal nº 14.399/2022). A realização é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo Federal, via Ministério da Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e produção do Ponto de Cultura Fábrica das Artes.

“É um sonho antigo realizar esse projeto nas escolas, pois remete à origem de nossa história. O Grupo Teatral Ta’lento (GTT) surgiu em 1995, dentro de uma escola estadual (João XXIII), e hoje é um dos mais importantes coletivos de teatro de Americana, com 30 anos de história e 28 espetáculos montados, tendo como principal legado a criação e manutenção do Ponto de Cultura Fábrica das Artes”, revelou o coordenador do projeto e presidente do Fábrica, Carlos Justi.

A primeira apresentação será no sábado, quando entram em cena os alunos da Escola Estadual Professor Silvino José de Oliveira, com o espetáculo “A Vez de Outubro”. Na montagem, os personagens são os meses do ano, que se reúnem em volta de uma fogueira anualmente para compartilhar suas histórias. A impaciência toma conta do grupo, pois Outubro, conhecido por seus contos um tanto assustadores, está atrasado, e é a sua vez de narrar o que viu.

A peça é inspirada no conto “A Vez de Outubro”, de Neil Gaiman, e terá no elenco os alunos Ana Beatriz Cardoso, Diogo Amaro Nogueira, Guilherme Augusto Ferreira, Isabelly de Campos, Isac de Araujo, Isadora Lorenza, José Pelisson, Julya Corrêa, Kauane Oliveira, Maria Vitória da Maia, Miguel Felipe Caraschi e Victória Bonacini, com a equipe técnica formada por Davi Duarte, Esdras Costa dos Santos, Isabelle Vitória de Oliveira e Jhionatan Alexandre.

Já no domingo, é a vez da Escola Estadual Monsenhor Magi ocupar o palco do Fábrica, apresentando o espetáculo “Os Malambolengos”, uma adaptação do livro “Os Molambolengos”, de Evangeline Lilly. A peça conta a história de Selma e Velma, duas irmãs muito espertas, mas também muito mimadas, que um dia encontram em um parque de diversões uma casa de show de marionetes: “Os Molambolengos”, que vão ensiná-las que nem sempre as coisas acontecem do jeito que elas querem.

O elenco do espetáculo é formado pelos alunos Alice Sant’Anna, Alice Strada, Beatriz Barbosa, Breno Camargo, Isadora Mendes, Lavinia Vieira, Letícia de Souza Marega, Lorena Martins, Maria Eduarda Barbosa, Nicolly Severo, Samuel Barbosa, Sara Zucareli, Sofia Senachi e Victor Paixão.

“Esse projeto é um exemplo de como a arte pode transformar realidades e despertar talentos. Ver os alunos das escolas estaduais subindo ao palco é motivo de grande alegria, pois mostra o quanto a cultura pode inspirar, ensinar e abrir novos caminhos. Essa experiência contribui para a formação humana e artística dos nossos jovens e fortalece o vínculo entre educação e cultura em nossa cidade”, destacou o secretário de Educação e de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini.

Os trabalhos do “Conexão Escola” tiveram início em abril, com encontros semanais nas duas escolas, onde foram trabalhadas diversas técnicas de formação de atores, atrizes e de grupo, culminando com o surgimento dos grupos teatrais “Abre-Cortina”, na Silvino José de Oliveira, e “Arrasta Cadeira”, na Monsenhor Magi. Além das sessões no Teatro Fábrica das Artes, os espetáculos serão apresentados também nas escolas de origem. Os trabalhos têm a orientação técnica do professor Bruno Cardoso e coordenação geral de Carlos Justi.

Serviço – Teatro Escolar

Espetáculo: A Vez de Outubro

Grupo: Abre-Cortina – EE Professor Silvino José de Oliveira

Data: 18 de outubro (sábado) – 18h

Local: Teatro Fábrica das Artes

Entrada gratuita

Espetáculo: Os Malambolengos

Grupo: Arrasta Cadeira – EE Monsenhor Magi

Data: 19 de outubro (domingo) – 18h

Local: Teatro Fábrica das Artes

Entrada gratuita

Texto: Rafael Siviero (MTb 88.159), com informações do Fábrica das Artes

Fotos: Divulgação