Porque agora Americana ta On

Americana apresenta modelo de atenção integrada à equipe da Saúde de Piracicaba

Americana apresenta modelo de atenção integrada à equipe da Saúde de Piracicaba Foto: Rafael Siviero

A Secretaria de Saúde de Americana recebeu nesta quinta-feira (22) a visita da equipe da Secretaria de Saúde de Piracicaba, com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pelo município na implantação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), novo modelo de atenção que organiza consultas, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando o atendimento à demanda. O encontro contou com a presença dos secretários de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, e de Piracicaba, Sérgio Pacheco, além de servidores e diretores das áreas de planejamento, auditoria, informática e regulação de ambas as pastas.

A apresentação foi conduzida pela coordenadora da Central de Regulação, Mariana Danielle da Silva, e pelo diretor de Tecnologia da Informação, Agnaldo Oliveira, que explicaram como foi o processo de implantação das OCIs na rede municipal de saúde de Americana, detalhando aspectos como o fluxograma de agendamento, organização da agenda, treinamento das equipes, integração de sistemas e TI, faturamento e automação, avaliação de filas e indicadores e os desafios e recomendações para aplicação do modelo.

A reunião abordou também a realização do “Mil Cuidados Em Um Dia”, mutirão promovido mensalmente pela Secretaria de Saúde de Americana que oferece, em um único dia, consultas e exames em diversas especialidades para centenas de pacientes. A iniciativa, cuja quarta edição acontece neste sábado (24), realizou cerca de 6,7 mil procedimentos para mais de 2,3 mil pacientes nas três primeiras edições.

“A proposta das OCIs é organizar o cuidado a partir da necessidade real do paciente, garantindo que consultas, exames e tratamentos aconteçam de forma coordenada e no tempo certo. Esse modelo exige planejamento, integração entre áreas e uso inteligente da tecnologia, e os resultados aparecem rapidamente na redução de filas e na melhoria do atendimento aos pacientes. Compartilhar esse processo com outros municípios é uma forma de fortalecer o SUS como um todo”, destacou Mariana.

A implantação das OCIs e a utilização de um sistema próprio (Conecta Saúde) para aprimorar a comunicação entre setores e automatizar processos, garantindo rastreabilidade e agilidade, permitiram reduzir significativamente o tempo de espera para consultas e procedimentos, otimizando os agendamentos, diminuindo filas e melhorando a navegação do paciente.

Graças a esse trabalho, Americana se tornou referência estadual e nacional no acesso da população aos serviços especializados, sendo reconhecido também como exemplo de gestão, inovação e resolutividade dentro do programa “Agora Tem Especialistas – da consulta ao tratamento”, do Ministério da Saúde.

“É sempre um prazer apresentar a nossa experiência no programa ‘Agora Tem Especialistas’, com a implantação das OCIs, especialmente por meio do nosso programa municipal ‘Mil Cuidados Em Um Dia’. Hoje tivemos a satisfação de receber a equipe de Piracicaba, uma cidade que também é referência e tem um porte maior do que o nosso. O SUS é isso: troca de experiências e de conhecimento. Estamos abrindo as portas de Americana para Piracicaba, com a certeza de que essa troca é sempre recíproca”, afirmou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

“Foi um prazer participar dessa reunião e conhecer de perto todo o trabalho que Americana vem desenvolvendo, permitindo que o município se torne essa referência, tanto no uso das ferramentas de gestão do e-SUS quanto na implantação de sistemas próprios. Isso facilita o gerenciamento das filas, a organização dos atendimentos e o levantamento de dados para o Ministério da Saúde, contribuindo para o retorno de recursos à municipalidade. Esse é o tipo de trabalho que acreditamos: investir corretamente e transformar isso em atendimento e benefícios reais para a população”, ressaltou o secretário de Saúde e vice-prefeito de Piracicaba, Sérgio Pacheco.

Texto e fotos: Rafael Siviero (MTb 88.159)