Porque agora Americana ta On

Ações de Educação no Trânsito em 2025 ampliam conscientização em escolas e ruas de Americana

Volta às aulas Utransv na Casa da Criança Taraguá Foto: divulgação

Ao longo de 2025, diversas ações e campanhas educativas de trânsito foram realizadas em escolas, instituições, entidades, ruas e avenidas de Americana, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de respeitar as normas e promover um trânsito mais seguro e respeitoso. As atividades são desenvolvidas pela equipe da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), vinculada à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura, com apoio da Guarda Municipal de Americana (GAMA) e outros parceiros, além da presença constante do mascote Farolito.

Um dos grandes destaques do ano foi a campanha de volta às aulas, realizada no início de cada semestre letivo, em fevereiro e agosto, com o intuito de conscientizar alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar. As ações incluíram distribuição de materiais educativos sobre boas práticas no entorno da área escolar, recepção dos alunos na entrada e saída das escolas, auxílio na travessia em frente às unidades e atividades lúdicas.

Além da Cidade Mirim, que simula as vias urbanas em um circuito com pista, semáforos, faixas de pedestres e placas de sinalização, os estudantes de Americana puderam participar também de duas novidades que foram implantadas este ano: o Quiz na Pista, competição educativa entre classes com perguntas e desafios sobre trânsito, e a utilização de óculos de realidade virtual, que proporcionou uma maior imersão no tema com a reprodução de vídeos de conscientização.

Devido à recepção positiva por parte das equipes gestoras, as ações foram estendidas para outros meses do ano, tanto nas próprias escolas quanto em outros locais, como a Casa da Agricultura, e em eventos. Participaram das atividades a EMEI Potira, as EMEFs Paulo Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Professor Milton Santos, as Casas da Criança Jaguari, Taraguá, Urupê, Tahira e Aracy, o CIEP Prof.ª Maria Nilde Mascellani e as Escolas Estaduais Professor Bento Penteado dos Santos, Professora Anna Maria Lucia de Nardo Moraes Barros, Professor Octávio Soares de Arruda e Professora Risoleta Lopes Aranha, entre várias outras unidades.

O propósito da equipe de Educação no Trânsito é promover a conscientização desde a infância e formar futuros cidadãos mais responsáveis no trânsito, buscando despertar, de forma leve, divertida e educativa, valores como atenção, empatia e respeito às regras, contribuindo para a redução de acidentes e para a construção de uma cidade mais segura para todos.

“A continuidade das ações de Educação no Trânsito é uma prioridade desta Secretaria. Nosso trabalho, tanto nas escolas quanto nas vias públicas, tem como finalidade formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, desde a infância. Ao orientar crianças, dialogar com motoristas e intensificar a presença das equipes em pontos estratégicos da cidade, estabelecemos bases sólidas para a redução de acidentes e para a promoção de um trânsito mais seguro. A Sosu atua com seriedade, planejamento e compromisso permanente com a vida, reforçando diariamente o dever institucional de cuidar da mobilidade e da segurança de todos que circulam por Americana”, destaca o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

“Todo esse conjunto de ações mostra que a educação é uma das ferramentas mais eficazes para melhorar a segurança viária. Quando levamos informação, tecnologia, atividades práticas e campanhas para diferentes públicos, conseguimos mudar comportamentos e criar uma relação mais responsável com o trânsito. A Utransv tem ampliado esse trabalho ano após ano, e seguimos firmes no compromisso de tornar Americana uma referência em mobilidade segura e consciente”, acrescenta o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.

Campanhas sazonais

Além das ações nas escolas, outra frente de trabalho da Educação no Trânsito corresponde às campanhas de conscientização realizadas ao longo do ano. Em determinadas épocas e datas, as atividades são intensificadas a fim de sensibilizar a população sobre a importância da harmonia e do respeito no trânsito.

Em fevereiro, a campanha “Curta o Carnaval, mas não se acabe na avenida” abordou os perigos que a combinação de álcool e direção podem provocar no trânsito, além de dicas para aproveitar as festas com segurança, apresentando opções seguras de transporte e evitando que os foliões dirigissem em caso de consumo de bebida alcoólica. A ação contou com simulações de acidentes em avenidas, panfletagem e divulgação de orientações nas redes sociais.

A conscientização pela segurança das pessoas idosas no trânsito foi o foco da campanha “Pedestre Idoso”, realizada em abril com o tema “Cada passo carrega uma história, atravesse com cuidado”, que levou orientações sobre os cuidados necessários ao atravessar ruas e caminhar pela cidade, buscando reduzir os riscos de atropelamentos. Além da distribuição de materiais educativos, a iniciativa contou também com palestras, agendamento de testes de audiometria, exames de aferição de pressão e testes de glicemia.

Um dos pontos altos do ano foi a campanha Maio Amarelo, promovida anualmente em todo o país, que desta vez teve como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”. O intuito foi levar à população mensagens sobre a importância da prudência no trânsito, incentivando comportamentos mais seguros nas vias e reforçando que a pressa pode deixar marcas irreversíveis. As ações incluíram distribuição de materiais educativos e agendamento de testes de audiometria nas feiras livres do município, simulações de acidentes de trânsito, palestras, instalação de antenas corta-fio e divulgação intensificada do tema em diversos pontos da cidade, por meio de panfletos, banners, faixas, cartazes e outdoors.

A Utransv marcou presença também na campanha “Setembro Verde: Por uma Americana Inclusiva”, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e parceiros. A equipe conduziu dinâmicas sobre os direitos da pessoa com deficiência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, além de uma ação no Setor de Cartões da Rodoviária, com orientações sobre como solicitar documentos como o cartão TEA (para pessoas com Transtorno do Espectro Autista) e cartões de ônibus e de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

Também em setembro, entre os dias 18 e 25, foram promovidas ações da Semana Nacional de Trânsito, que trabalhou o mesmo tema do Maio Amarelo. Por meio de simulações de acidentes, faixas que chamavam atenção para as possíveis consequências da imprudência e distribuição de materiais educativos, o objetivo foi ressaltar que a sinalização de trânsito é pensada para proporcionar segurança, e não para ser um obstáculo no trajeto.

Todas as campanhas, somadas a outras ações pontuais que também contaram com parceria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), contribuíram para fortalecer a cultura de prevenção e tornar o trânsito de Americana cada vez mais humano, respeitoso e seguro para todos.

Texto: Rafael Siviero (MTb 88.159)