As alunas do Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana) concluíram as atividades do curso gratuito de Bordado Livre nesta segunda-feira (24). A iniciativa faz parte do Programa Futuro Certo, desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Direitos Humanos, que tem como objetivo a capacitação da mão de obra e o estímulo à inserção no mercado de trabalho, voltado especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com aulas ministradas pela professora voluntária Giovana Maria Bionde Salgado, as alunas aperfeiçoaram o conhecimento de técnicas de bordado livre, como ponto picot, ponto sombra, ponto pétala e bordado minimalista, com a utilização da técnica de pintura com agulha.
“Nosso foco foi ensinar que o bordado poderia ser executado com o material que elas tinham em mãos. Além da linha de bordado propriamente dita, trabalhamos também com linha de costura e linha de meada. Estou no Cuca desde agosto do ano passado e ensino todas as variações de bordado”, explicou a professora.
A aluna Silvana Garbi Basseto elogiou o curso. “É maravilhoso, traz muito conteúdo. Além das técnicas de bordado, as atividades ajudam também na questão emocional. Enquanto bordamos, esquecemos dos problemas. Foi bastante proveitoso e sou muito grata ao Cuca e à professora Giovana”, disse.
“O aprendizado do bordado pode agregar valor a peças que muitas delas já produzem. Quem costura valoriza o seu trabalho e o produto por meio dessas técnicas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.
Texto: Pedro Roberto da Silva (MTb 24.215)






