Porque agora Americana ta On

Educação de Americana promove minicurso sobre igualdade nas relações étnico-raciais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, na noite desta quinta-feira (9), o minicurso “Educação para a igualdade nas relações étnico-raciais”. A formação, destinada a gestores e professores da rede municipal de ensino, foi realizada na sede da pasta, no Centro.

A formação continuada tem por objetivo a atualização e fundamentação das práticas dos profissionais da educação da rede municipal de Americana visando a superação das desigualdades de oportunidades educacionais, na busca pela construção de uma educação inclusiva e antirracista, valorizando as produções e contribuições fundamentais do pensamento negro do Brasil e da Diáspora africana para as discussões da temática racial na educação.

A atividade formativa está alinhada às Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, bem como em pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, que estabelecem diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana.

O minicurso é ministrado por profissionais da rede, os pedagogos Evandro Bastos e Raphaela Villalon, com experiência como professor e pedagogo em diversas redes municipais de Educação. Bastos é formado em Pedagogia pela PUC-Campinas e pós-graduado em Docência no Ensino Superior. Na graduação participou de projeto de iniciação científica sob orientação da Profª Drª Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho, sob a temática “Trabalho, educação e sociedade: questões das práticas pedagógicas e da formação do educador diante da reconfiguração do mundo do trabalho”. Já Raphaela é formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil com Abordagens em Reggio Emilia e em Gestão Educacional, especialista em “Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos” pela UFU.

“A qualificação dos nossos educadores é uma premissa da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi, com investimentos constantes na formação dos nossos profissionais e em infraestrutura, para garantir os ambientes pedagógicos adequados ao desenvolvimento dos estudantes”, disse o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Os próximos encontros serão realizados em 23 de outubro e 6 e 27 de novembro.

Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)