Porque agora Americana ta On

Americana realiza mutirão gratuito de mamografias e exames preventivos neste sábado

Fotos: Divulgação/Secom (mutirão de 2024)

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (11) um mutirão de exames preventivos, com foco no diagnóstico precoce e na promoção da saúde da mulher. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Das 8h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Vito e Parque da Liberdade estarão de portas abertas oferecendo mamografias, exames de Papanicolau, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre planejamento familiar.

Cada unidade contará com 70 vagas para mamografias, realizadas em um veículo adaptado, com senhas distribuídas por ordem de chegada. Já os exames de Papanicolau serão feitos por livre demanda pelos profissionais de cada UBS. Os resultados ficarão prontos em até 30 dias e poderão ser retirados na unidade de referência das moradoras.

Na UBS do São Vito também serão realizados exames e profilaxia para detecção de câncer bucal. Já a UBS do Jardim São Paulo oferecerá ultrassonografias para pacientes previamente agendadas, além do Papanicolau e da solicitação de mamografias para agendamento posterior.

Podem participar do mutirão mulheres entre 40 e 74 anos (mamografia) e entre 25 e 64 anos (Papanicolau). É necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência em Americana.

“Essa é uma oportunidade para que as mulheres coloquem sua saúde em primeiro lugar. Muitas vezes, por falta de tempo, acabam adiando exames importantes. O mutirão vem justamente para facilitar o acesso e incentivar o autocuidado”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

“O Outubro Rosa é um movimento de solidariedade e conscientização. Queremos que cada mulher que compareça neste sábado sinta-se acolhida e saiba que a prevenção é o melhor caminho para vencer o câncer de mama e o de colo do útero”, reforçou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

Texto: Amauri de Souza (MTb 27.493)